08/09/2008

Enfim

O relógio dá um passo e são dezenove anos. Tempo suficiente para não querer mais nada. Tempo suficiente para desistir de tudo. Um dia você acorda e vê que o tempo, definitivamente, passou. As coisas escorreram pela sua mão. As coisas que você tinha, as poucas. Porque as que você não conseguiu em dezenove, não vai conseguir em trinta ou cinquenta.
Nesse momento que segue o passo derradeiro do relógio, olho para o nada. Lembro que muita coisa já foi. Que muito está indo e muito ainda vai. As coisas estão se apagando pouco a pouco. Haverá um dia, depois de muitos passos perdidos do relógio, que nem lembrar mais vou. Por causa do pouco que lembro, sei que, um dia, quis ser alguém, buscar alguma coisa, achar um sentido. Sei que sonhei.
Então vieram esses passos eternos do relógio. Derrubaram, pisaram e enterraram tudo. Murchar é o melhor verbo para definir vida. Vida, não morte. Na vida as pessoas vão se acabando aos poucos, vão murchando. Um dia morre um sonho aqui, outro ali. E acabou. Não existe mais nada. As utopias morrem um pouco por dia, assim como rosas em copos sem água.
Ainda olhando para o nada, penso: Nada. O tempo já corrói meus olhos, meus nervos, meus cabelos, meus ossos e minha alma. Não fiz, não faço e não farei nada. Tudo era utopia. Tudo desabou. Não me tornei um nada. Nasci. Não busquei a falta de glória. Ela me encontrou no ventre. Não desisti de nada. As coisas que fugiram de mim. Em algum tempo passado, eu quis muita coisa. Fui derrotado. Um homem pode ser destruído, não derrotado. Disse Hemingway. Mas não há destruição sem derrota. Então, também fui destruído.
O relógio dá outro passo. Acabou meu momento. Enfim.

4 comentários:

munny disse...

excelente, eu diria.

com todo respeito aos pesares.

cintilante disse...

comentário vazio, mas é que bah: muito bom.

Raul disse...

enfim...alguém que diz aquilo que eu reluto em dizer por vários dias. E continuo tentando relutar...para não precisar dizer "enfim..." depois de um bom tempo.

Bruno disse...

Não lhe conheço, autor.
Apenas agradeço pelo texto, muito obrigado.